Tanto no Enem quanto em qualquer vestibular, você pode perder pontos se não ficar atento a alguns aspectos. Destacamos seis itens que precisam de atenção em dobro durante o momento da redação:

1º Não confunda o gênero textual

O segredo é ler e prestar muita atenção ao que a proposta lhe pede, pois será nela que você irá desvendar todas as suas dúvidas, inclusive sobre qual o gênero exigido na prova. É importante deixar claro que, caso você troque o gênero, a sua redação provavelmente será anulada. Portanto, tenha muita atenção!

2º Não fuja do tema

Parece bobagem, mas fugir do tema é algo bem comum e, assim como a troca de gênero, você também poderá ter sua redação anulada, se isso acontecer. Por isso, é importante reler sua redação antes de passar a limpo na folha de entrega, porque sempre há a possibilidade de você reconhecer alguns problemas e corrigi-los.

3º Linguagem oral, erros de ortografia e gramática

Neste terceiro aspecto, juntamos três dos erros mais comuns que acontecem nas redações. Eles não anulam sua redação, mas podem tirar pontos preciosos da sua nota final.

A linguagem oral é uma questão mais de bom senso, pois você sabe que, ao escrever uma redação, a linguagem culta deve ser o padrão, salvo em alguns casos onde a linguagem oral pode ser aplicada de forma proposital (ex.: fala de alguém que você quer transcrever).

Já em relação aos erros de ortografia e de gramática, se você tem bom domínio da língua, ou mesmo que seu conhecimento não seja tão profundo, esses erros poderão ser facilmente solucionados com uma boa leitura do seu texto. Mas, se mesmo com a leitura você ainda estiver em dúvida da palavra ou da estrutura da frase, substitua ou então reformule a frase, pois, nesse quesito os avaliadores não perdoam e você certamente perderá muitos pontos se cometer deslizes como: “…para mim trazer.” ou “há vários séculos atrás”.

4º Palavras rebuscadas

Evite usar palavras mais complexas ou rebuscadas. Saber usar esse tipo de vocábulos não quer dizer que você deva colocá-los em seu texto, pois um texto com linguagem formal não significa necessariamente ser um texto com vocabulário difícil ou muito requintado. Tenha bastante atenção, você pode perder pontos se a linguagem de seu texto impedir que ele seja um texto natural e claro.

5º Palavras de senso comum

Com certeza você já está cansado de ouvir, mas não custa reforçar. Evite palavras do senso comum. Seus avaliadores irão, certamente, descontar pontos de sua redação, se aqueles provérbios do dia a dia e os clichês que até sua avó usa estiverem presentes na sua prova. Portanto, seja autentico, desenvolva seu texto de uma maneira que você não precise usar expressões como: “mais vale um pássaro na mão do que dois voando”, etc.

6º Redundância

Cuidado com esse item, leia várias vezes o que você escreveu, pois caso seu texto for um texto redundante, isso acarretará a perda de pontos essenciais para sua aprovação. A redundância demonstrará que você não possui conhecimento necessário, deixando sua argumentação vazia e sem uma progressão sólida, o que leva o leitor a se desinteressar por seu texto.

 

Conheça o Enem Inter@tivo – guia de preparo para o Enem, com dicas, lista de conteúdos exigidos no Enem, questões comentadas e divididas por competências e habilidades.

 

Imagem: Lightpoet / Fotolia