Mais um ano letivo iniciou e com ele novas oportunidades e desafios surgem. O importante é estar disposto a começar com muita energia, criatividade e disposição. Pensando nisso, que tal alguns lembretes importantes para ajudar em sua organização inicial?

Participe da semana pedagógica

Este é o momento para discussão de assuntos importantes e estabelecer os ajustes para o ano letivo junto à administração escolar. É o momento também de conhecer a equipe e seu ambiente de trabalho. Verifique se houve algum espaço construído ou reformado.

Converse com a Coordenação Pedagógica

Conheça o perfil de sua turma, os materiais didáticos que serão utilizados neste novo ano. Tenha certeza da proposta dos materiais, suas estruturas e como melhor utilizá-los em sala de aula. Saiba também sobre o projeto pedagógico, os recursos disponíveis e seus procedimentos de uso bem como o calendário anual de sua unidade escolar.

Tenha um momento com a Orientação Escolar

Saiba como serão os procedimentos avaliativos e ajustes disciplinares para o ano em curso.

Converse com o professor do ano anterior

Verifique seus pontos fortes e onde será necessário ter uma atenção especial. Lembre-se: esta conversa não serve para criar rótulos, mas sim para estabelecer novas estratégias de trabalho.

Organize a sala de aula para receber seus alunos

A sala de aula, mas do que um ambiente de aprendizado precisa ser estimulador e que promova a interação de seus participantes. Veja-a como um espaço social de produção científico-cultural.

Planejamento

O planejamento é um ponto muito importante para facilitar sua ação pedagógica anual. Estabeleça metas de acordo com sua realidade escolar e elabore um plano completo com todas as modalidades organizativas a serem desenvolvidas durante o ano. Não se esqueça de contemplar as principais atividades e avaliações. Para o início das aulas, é importante contemplar as seguintes ações dentro de seu planejamento:

Recepção das famílias.

  • Acolhimento e integração dos alunos, em especial dos novatos, através de dinâmicas e conversas sobre as expectativas para o novo ano.
  • Apresentação da escola para a turma.
  • Estabelecimento das regras escolares e da sala de aula.
  • Atividades diagnósticas.
  • Aulas diferenciadas.

 

Professor, tenha sempre em mente de que bons resultados acontecem pelo esforço, organização, planejamento e ação. Pesquise, busque orientações, troque ideias… Seu sucesso será garantido.

Tenha um excelente ano letivo!

 

Imagem: Sepy / Fotolia