Com a chegada do final do ano, a preocupação com as provas aumentam. Você precisa recuperar nota para passar de ano, ou certificar seu desempenho e continuar com o boletim azul.  E para alguns, chega o tão temido vestibular ou a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Confira a seguir algumas dicas, que serão de extrema importância para um bom desempenho em sua avaliação:

1. Separe tempo suficiente para estudar

Não deixe para estudar na última hora. Para alguns pode até dar certo, porém não arrisque. Estabeleça um calendário de estudos. Anote quantas provas você terá e os dias em que você precisa realiza-las. Em seguida, organize seu estudo por disciplinas. Você pode ter mais dificuldade em determinada matéria, com o planejamento antecipado, você pode prever isto, e ainda sentir-se seguro.

2. Tenha um local adequado para estudo

Certifique-se que você tenha espaço suficiente para espalhar seus livros, anotações, entre outros. Uma boa iluminação e cadeira confortável ajudam na concentração. Deixe os jogos, internet, redes sociais fora de sua vista. Para alguns, estudar com música de fundo, pode ajudar, já outros, ficam desconcentrados. Por isso, é importante que você analise como seu momento de estudo pode ser potencializado.

3. Use tópicos

Recursos visuais podem ser muito úteis na hora da revisão. No início de um tópico, faça anotações de tudo que você sabe sobre o tema. Use suas palavras nos comentários. Perto do exame, recapitule todos os tópicos. Relendo suas anotações, ficará mais fácil de lembrar o conteúdo estudado.

4. Estude com exames anteriores

Muitas universidades e até mesmo o ENEM, disponibilizam em seus portais, exames de anos anteriores. Uma das maneiras mais eficazes para o aluno se preparar é através destas provas. Isso vai ajudar você se familiarizar com o formato das questões, e orienta-lo de quanto tempo será necessário para cada disciplina.

5. Treine com a família e amigos

Hora de chamar a família e amigos para participar! Dê a eles, uma folha com as perguntas e respostas, e explique cada uma das questões. Isso vai ajudar, que as ideias fiquem mais claras em sua mente.

6. Organize grupos de estudos

Reúna-se com os amigos para uma sessão de estudos. Eles podem ter respostas para suas dúvidas e vice-versa. Entretanto, cuidado para não perder o foco.

7. Faça pausas para descansar

Muitos alunos ficam horas estudando, sem parar. O descanso é benéfico para absorção do conhecimento. Um esportista que vai participar de uma maratona, não irá treinar 24h por dia! Da mesma forma é com os estudos. As pausas ajudam o cérebro reter o conhecimento. Faça pausas antes do almoço, tire um tempo para praticar seu esporte favorito, pegue sol. Não se sinta culpado por não estar debruçado sobre seus livros. Lembre-se, vitamina D é importante para um cérebro saudável.

8. Cuide de sua alimentação

Fique longe dos fast-food! A alimentação merece um tratamento especial, pois ela tem um impacto importante no metabolismo. Antes da prova, escolha alimentos nutritivos, que ajudam na concentração e memória, tais, como; nozes, sementes, iogurtes, peixes. Evite carnes, açúcares, cafeína.

9. Planeje o dia da prova

Deixe tudo organizado bem antes do grande dia. Não se esqueça de seus documentos. Leia atentamente as regras, o que precisa levar. Confira onde será o local da prova, quanto tempo irá levar para chegar. São detalhes simples, que podem evitar transtornos.

10. Beba muita água

Como dica final, lembre-se que estar bem hidratado é essencial para um bom funcionamento do cérebro. Beba água diariamente durante os estudos, e também no dia da prova. Boa sorte!

 

 

Imagem: Contrastwerkstatt / Fotolia