O ano de 2018 se encerra com a homologação da BNCC do Ensino Médio 

O ano começou… mal era fevereiro e já estávamos falando dela. As expectativas eram altas para a homologação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o Ensino Médio. Desde seu lançamento em 2015, o governo apresentou a proposta de uma base que auxiliaria as escolas do país a elaborarem seus currículos, seguindo diretrizes que consideram os objetivos de aprendizagem, como já estava previsto no Plano Nacional de Educação (PNE).

Desde então foram elaboradas três versões, aprimoradas com a participação de especialistas de diversas áreas educacionais e por meio de consulta pública acompanhando todo o processo (entenda a BNCC).

O ano de 2017 acabou e foram homologadas a BNCC para a educação infantil e ensino fundamental. Só em 2018 que as discussões sobre as diretrizes da Base para o ensino médio foram amadurecidas. Em abril desse mesmo ano o Conselho Nacional de Educação (CNE) entregou a última versão da BNCC referente à última etapa da educação básica. A BNCC foi homologada para o Ensino Médio no último dia 14 com 18 votos favoráveis e duas abstenções (veja o documento).

A previsão é que as questões propostas pelo documento entrem em vigor em 2020. Mais um passo para mudanças na educação no Brasil.

#Contapragente: o que você espera da efetivação da BNCC?