Ler enriquece conhecimentos, previne doenças e amplia amizades

No dia 7 de janeiro comemora-se o Dia do Leitor. A data, que por vezes passa despercebida no calendário, faz refletir sobre uma importante questão: como andam os nossos hábitos de leitura? Embora muitas vezes subestimada, a atividade de ler é capaz de transformar muitos aspectos da vida. Você sabia que praticar a leitura torna as pessoas mais empáticas, aumenta o vocabulário, reduz o estresse e pode ajudar a prevenir doenças como o Alzheimer? Pela leitura, também é possível fazer novos amigos. Nada é mais agradável do que conversar com pessoas sobre livros comuns. Além disso, ler agrega conhecimento e constrói senso de criticidade.

Entretanto, as estatísticas apontam hábitos de leitura ainda desfavoráveis no país. Uma pesquisa divulgada pelo Instituto Pró-Livro mostrou que 30% da população nunca, sequer, comprou algum título. E os dados continuam: o brasileiro lê, em média, apenas 2,43 livros anualmente. Talvez, o grande desafio para mudar tais números seja construir um entendimento da leitura enquanto atividade prazerosa.

O primeiro passo para transformar as estatísticas começa em você, com o compromisso de tornar o ato de ler um hábito, de se engajar na busca por mecanismos que façam da prática um momento de lazer. Infelizmente, um hábito não nasce da noite para o dia, certo? É preciso persistência e disposição para cultivar uma atividade até que ela se torne orgânica, fluída e naturalmente voluntária. Separamos algumas dicas para ajudar nesse processo:

  • Comece com títulos que chamem a atenção

Não adianta tentar começar com um livro que em nada atrai. Quando as pessoas optam por tal caminho, a tentativa de leitura será enfadonha e rapidamente frustrada. Para evitar que isso aconteça, busque um material que seja interessante e dinâmico aos olhos. Pesquise na internet, recolha opiniões de pessoas que já leram os livros que te interessam, veja resumos e resenhas. Tenha certeza que você fará uma boa escolha!

  • Separe um tempo para ler

Para que uma atividade se torne um hábito, é preciso repeti-la diariamente. Então, dedique uma parte do seu dia à leitura. Faça disso um compromisso inadiável e rotineiro. Alguns minutinhos por dia já são suficientes para ler algumas páginas. Uma boa ideia é ler algo antes de dormir, ou durante um intervalo do trabalho.

  • Crie metas

Aproveite que o ano está começando e trace algumas metas para sua vida de leitor. É comum traçar objetivos que envolvem vida financeira, dieta e exercícios físicos a cada virada de ano. Por que, então, não fazer o mesmo com as atividades intelectuais? Faça uma proposta a si mesmo para ler uma quantidade específica de livros até o final do ano.

No final de 2021 seu conhecimento e repertório estarão mais vastos, graças à leitura. E, no próximo Dia do Leitor, você poderá comemorar a data com mais propriedade e orgulho!

 

Confira as nossas indicações!

Para ajudar você neste compromisso com a leitura, nossa equipe separou alguns títulos especiais da CPB Educacional. Aproveite para enriquecer sua nova lista anual com obras inspiradoras e empolgantes:

> Ben Carson: O menino pobre que se tornou neurocirurgião de fama mundial

Biografias são envolventes e, portanto, se consagram como opções de leitura para quem deseja mergulhar em uma história. Essa, em especial, promete emocionar o leitor.

> Crônicas para ler e pensar

Essa leitura, como o próprio nome sugere, estimula a reflexão. Com textos em formato de crônicas, propõe um olhar crítico sobre assuntos que envolvem cotidianos e comportamentos.

> Risco Calculado

Este título é para quem se interessa por leituras que motivam. O livro ensina a lidar com o medo, agir com confiança e colher recompensas.

> A menina de chinelo de dedo

Dicas para os pequenos não poderiam ficar de fora. Afinal, o hábito da leitura é mais fácil de cultivar quando se inicia na infância. Se você é um educador (seja professor ou responsável), fica a dica supervaliosa e sensível deste material que vai encantar as crianças com quem você convive.

E isso é só o começo! Há ainda muitas outras opções de livros em nosso portal! Um acervo amplo e que pode enriquecer sua vida com leituras inesquecíveis. Que em 2021 a leitura se torne um hábito doce e acolhedor, para que você aumente seus conhecimentos e amizades!

 

Por CPB Educacional