Uma das atividades preferidas das crianças é ouvir histórias. É uma aventura sem igual para os pequenos, ainda mais quando os pais são os “contadores”.

Contar histórias estimula a imaginação, criatividade, leitura, contato físico e visual, bem como desperta o interesse em aprender novidades. O ato também incentiva a abertura para o diálogo, pois nesse momento a criança quer participar, opinar e contribuir durante a narração.

Muitos pais sentem-se envergonhados ou não demonstram confiança suficiente para investir nesse momento tão importante à formação da criança. Saiba de uma coisa: você não precisa ser um excelente contador ou querer tecer histórias mirabolantes para ter a atenção da criança. A simplicidade e a boa vontade são os fatores essenciais para criar o hábito de contar histórias.

Comece se inspirando nos momentos de sua infância recordando as histórias da vovó, contando-as do seu jeito. Uma dica legal é abusar no uso de sons, gestos e objetos durante a narração– as crianças gostam muito disso. Lembre-se ainda que o momento da história deve ser alegre e não uma obrigação.

Que tal começar a ser um contador de histórias e deixar as crianças curiosas e felizes?

Anime-se e divirta-se!

Veja algumas sugestões de leitura

 

Imagem: Victorbrave / Fotolia