Descrição
Tenha acesso às propriedades químicas e físicas dos gases, as aplicações, medidas de segurança e informações adicionais com essa enciclopédia dos gases. São 64 moléculas expressas em modelos 3D interativos e em fórmulas estruturais que podem ser encontradas pelo mecanismo de busca ou utilizando o modo “Explore”. O aplicativo conta também com uma ferramenta de comparação, onde é possível selecionar pelo nome ou pela fórmula química os compostos que terão suas propriedades comparadas. Há, também, a ferramenta de conversão, onde é possível conhecer os valores para determinadas grandezas em diferentes unidades de medida, como, por exemplo, volume, densidade, temperatura, massa, dentre outros. Explore a enciclopédia e descubra outras funcionalidades além dessas que podem ser úteis em suas aulas.

SUGESTÕES DE USO PEDAGÓGICO

Ensino médio: 1º e 3º ano

  • Utilize os modelos 3D para demonstrar a geometria molecular das diferentes moléculas para os alunos do 1º ano (fascículo 2).
  • Peça que os alunos do 1º ano pesquisem algumas propriedades químicas e físicas dos gases estufa e suas aplicações. Pode ser utilizado o material didático para auxiliá-los em saber quais são eles (fascículo 3). No aplicativo, se optar em escrever a nomenclatura dos gases, ela precisa ser digitada em inglês. Outra opção seria digitar a fórmula química (ex. CO2). Para os alunos que não possuem conhecimento em inglês, recomende que utilizem ferramentas de tradução para realizar a pesquisa.
  • Sugira que os alunos do 1º ano escolham alguns gases para verificar a fórmula estrutural unidas com traços e o modelo 3D interativo a fim de exemplificar como eles são representados (fascículo 4).
  • A tabela de conversão pode ser útil nos módulos do fascículo 4. Fica a critério do professor sugerir que os alunos realizem os exercícios com ela.
  • Empregue as fórmulas estruturais dos gases para explorar com os alunos do 3º ano a nomenclatura de acordo com a IUPAC dos compostos orgânicos. Os modelos 3D facilitam a visualização da disposição dos átomos na molécula e as ligações químicas são identificadas com mais facilidade. Escolha a função orgânica que deseja trabalhar com os alunos, compostos cíclicos, cadeias ramificadas, ligações duplas, triplas, etc (fascículo 9).
  • Aproveite os dados fornecidos na enciclopédia para elaborar exercícios sobre os gases ou fórmulas.

Baixe o aplicativo