Descrição

Com este aplicativo, a identificação de plantas e a visualização da morfologia vegetal ficarão muito mais fáceis. Ele reúne informações como nome científico das plantas, nome comum (em inglês), fotos das folhas, flores, frutos e sementes, características gerais e locais de onde elas são encontradas nos Estados Unidos. É possível também fotografar folhas de plantas e compará-las com as existentes no aplicativo, servindo este como um software de reconhecimento visual.

SUGESTÕES DE USO PEDAGÓGICO

Fundamental 2: 7º ano
Ensino médio: 2º ano

  • Utilize o Leafsnap durante as aulas expositivas sobre folhas, flores, frutos e sementes para que os alunos visualizem o que estão aprendendo.
  • Leve os alunos para uma pesquisa de campo aos arredores da escola, ou em algum parque ou praça, e peça para que eles tirem fotos com seus dispositivos móveis das folhas encontradas. As fotos devem ser tiradas com a função “Snap It” do aplicativo para que haja a comparação. Se quiser manter um registro, com a câmera em modo normal, tire fotos das outras partes da planta, isso pode ajudar na identificação. Quando a foto é tirada com a função “Snap It”, o aplicativo cria uma silhueta da folha e a compara com as folhas cadastradas. Há a possibilidade da espécie da planta escolhida não estar listada, pois o aplicativo apresenta mais espécies dos Estados Unidos. Mas várias espécies ocorrem também em nosso país. Ao encontrar alguma que se assemelhe com a folha já existente, verifique as outras partes da planta para ver há correspondência. Se a folha coletada se encaixar com todas as partes da espécie do aplicativo, é possível salvar a imagem com o nome correto. Para isso, passe o dedo sobre o nome em inglês da espécie identificada e selecione “Label”. Assim, o nome desconhecido passará a ser o nome da planta do aplicativo.
  • Divida a turma em grupos e passe uma lista com 5 características morfológicas de cada item – folhas, flores e frutos. Os alunos deverão encontrá-las nas fotos do aplicativo, não necessariamente todas na mesma estrutura. Por exemplo:

Folhas
– Forma: lanceolada
– Forma da nervura: peninérvia
– Forma da borda: dentada
– Folha séssil
– Presença de tricoma

Os alunos deverão entregar as respostas em uma folha contendo o nome científico da espécie em que encontraram cada característica. Se preferir, a pesquisa pode ser enviada para casa, onde os alunos que não possuem dispositivos móveis poderão ter acesso ao site http://leafsnap.com/ e visualizarem as estruturas no computador. Assim, eles também terão mais tempo para realizar a atividade.

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