Descrição

Este aplicativo é voltado à memorização dos símbolos de elementos químicos, grupos, períodos, blocos e números atômicos presentes na tabela periódica. Ele apresenta 29 níveis de dificuldade, sendo que, em cada um deles, há cerca de 20 elementos químicos. Além de realizar os quizzes, há um botão chamado “Aprenda” onde os alunos terão a oportunidade de treinar antes de fazer os testes, sem a pressão do tempo e mostrando a resposta correta.

Caso seu aplicativo venha em inglês, selecione no menu o botão “Settings”, na sequência “Select language” e então escolha “Português”. Algumas palavras acabam não sendo traduzidas, mas elas não interferem no desenvolvimento dos testes.

SUGESTÕES DE USO PEDAGÓGICO

Fundamental 2: 9º ano
Ensino médio: 1º ano

  • Divida a classe em grupos de acordo com o número de dispositivos disponíveis e faça uma gincana. O objetivo será determinar qual o grupo que consegue ir mais longe nos níveis e com maior pontuação. Ao grupo vencedor, o professor escolherá qual será o prêmio para melhor incentivá-los a levar a atividade a sério. Explique como a gincana funcionará e escolha uma categoria para iniciar. Quando o professor disser “Valendo”, os alunos devem selecioná-la e responder todas as questões até acabar o tempo. Quando isso acontecer, os alunos devem se manifestar, até o último grupo terminar. Ao grupo que terminar primeiro, serão dados 5 pontos de vantagem. De acordo com as maiores pontuações até as menores serão dados os seguintes pontos: 1º lugar: 50 pontos; 2º lugar: 30 pontos; 3º lugar: 15 pontos; os demais não ganham nada. Anote esses valores no quadro para que todos acompanhem o desempenho dos grupos. Todos os grupos poderão participar em todas as categorias selecionadas, então, se um grupo não ganhou pontos em uma rodada, ele poderá recuperar nas próximas. O professor deverá determinar quais categorias serão utilizadas. Quando finalizar os testes, faça a soma dos pontos de cada equipe e dê o prêmio ao grupo vencedor.

Sugira que os alunos baixem o aplicativo em seus dispositivos pessoais e utilizem para aprofundar seus conhecimentos sobre a tabela periódica.

Baixe o aplicativo