O profissional psicopedagogo tem uma formação voltada para processos de aprendizagem, tanto na área clínica quanto institucional. Já o psicólogo tem uma formação voltada para uma ampla área de processos, incluindo os de aprendizagem.

O profissional da Psicopedagogia tem conhecimentos da Pedagogia, porém com informações e conhecimentos da área de aprendizagem e desenvolvimento humano da Psicologia. A formação desse profissional é realizada após obter graduação. Por meio dos conhecimentos obtidos, ele é capacitado a discernir quando a questão é da sua área de atuação ou da área de atuação do psicólogo. Muitas vezes, questões que são, num primeiro momento, consideradas somente do processo de aprendizagem acabam sendo identificadas como questões emocionais e de transtornos psicológicos. A Psicopedagogia amplia a visão da Pedagogia ao analisar o sujeito que aprende e os processos que ele percorre ao aprender.

O profissional da Psicologia tem sua formação a partir da graduação e, nesse curso, obtém conhecimentos aprofundados sobre desenvolvimento humano, neuroanatomia, neurofisiologia e transtornos psicológicos. Esse profissional também deve discernir quando a questão é psicológica – relacionada com emoções, história de vida, lutos, traumas – ou de causa orgânica, para que o profissional de Medicina acompanhe o paciente se necessário.

 

Imagem: Macrovector/Fotolia